lançamentos
[19]
quinta
07/11
19h
MULTIMÍDIA
Observatório de Bairros, coordenação Mayara Araújo
A plataforma Observatório de Bairros de Salvador (observaSSA) se propõe a democratizar e facilitar o acesso a informações que possam servir de base para pesquisas, bem como auxiliar na compreensão das relações sociais, econômicas, políticas e territoriais, na escala do bairro, em Salvador. O observaSSA está sendo construído para o diálogo, reflexão, análise e troca de experiências entre as pessoas que produzem, pensam e propõem a cidade.
Explorando experiências de mobilização para criação de cidades mais justas (documentário), direção Bau Carvalho
O documentário de curta metragem "Intercâmbio de Aprendizagem. Explorando experiências de mobilização para criação de cidades mais justas" aborda, em vinte minutos, a experiência de quatro anos de intercâmbio entre o Grupo de Pesquisa Lugar Comum/PPGAU/FAUFBA e a The Bartlett Development Planning Unit, da University College London, através de depoimentos e reflexões dos participantes.
Jornal Cidade Comum: aprendendo juntos, coordenação Lugar Comum
O intercâmbio entre movimentos, associações e coletivos de Salvador, professores e estudantes da Universidade Federal da Bahia e da University College London vem sendo realizado desde 2016, e neste ano de 2019, em sua quarta edição, teve com um de seus produtos o jornal "Cidade Comum: aprendendo juntos". Além de compartilhar as principais questões e aprendizados voltados para a produção da cidade, o jornal se apresentou como instrumento potente de atravessamentos e trocas de saberes entre aqueles que atuam ou pretendem atuar na produção de uma cidade mais justa, plural e democrática.
Websérie Direito à Cidade em Salvador, direção Bau Carvalho
A websérie “Direito à Cidade em Salvador” consiste em micro episódios documentais de 3 minutos sobre experiências na capital baiana que refletem possibilidades de ações e/ou estratégias coletivas pelo direito à cidade.
LIVROS
Do Direito autoconstruído ao direito à cidade: porosidades, conflitos e insurgências em Saramandaia, de Adriana Nogueira Vieira Lima. Salvador: EDUFBa, 2019
A partir do bairro de Saramandaia, em Salvador, movimentando-se no diálogo entre o direito, o urbanismo e métodos etnográficos, a autora elabora uma reflexão acerca do direito à cidade e do direito autoconstruído.
Autogestão e a Luta pela Desmercantilização da Moradia: Uma experiência no Rio de Janeiro, de Tiago Bastos. Rio: Letra Capital, 2019
O livro aborda questões relativas aos avanços e retrocessos no campo da desmercantilização da moradia. A partir de uma análise de dois processos de autogestão habitacional no Rio de Janeiro, buscamos avaliar como as políticas públicas voltadas a esta produção lidam com a premissa defendida pelos movimentos sociais urbanos de que “moradia não é mercadoria”. Além desta análise, realizamos um resgate histórico da produção por autogestão habitacional na região metropolitana do Rio de Janeiro desde suas origens, nos anos 1990,
até o ano de 2013.
Corpo, discurso e território: a cidade em disputa nas dobras da narrativa de Carolina Maria de Jesus, de Gabriela Leandro Pereira. São Paulo: ANPUR, 2019
O livro desliza por entre a narrativa da escritora Carolina Maria de Jesus (1914 - 1977) e suas dobras, para tensionar os lugares de disputa, conflito e criação que atravessam e se (re) produzem na cidade. Carolina-mulher, negra, pobre, migrante, nômade, favelada. A escolha da escritora e suas narrativas como figura central da tese, se deu por entender que secularmente, se operam processos direcionados para a desconstrução de determinados sujeitos, da criminalização de suas vidas, de seus corpos e seus territórios.